Ter uma visão prática e lúcida da trajetória de longo prazo da sua empresa na Internet é essencial para garantir o seu sucesso. Por isso, separe um tempo para pensar e escrever um plano estratégico básico.

Aqui estão alguns fundamentos importantes:

1.       Onde você está agora?

Faça um breve parágrafo descrevendo o estado atual do seu negócio online. Se você não tiver essas informações disponíveis no momento, configure os sistemas necessários para avaliar esses pontos de dados daqui para frente.

2.       Onde você espera estar em um ano?

Faça um segundo parágrafo, falando de seus objetivos prioritários. Seja o mais específico possível.

3.       Tenha um brainstorm para as soluções de cada problema

Se você é como a maioria dos empresários, seus objetivos podem ser bastante amplos: lançamento de produtos de sucesso, expandir os serviços, atingir os clientes, competir com alternativas, etc. Depois de os ter delineado, determine as etapas específicas que você precisa para avançar diretamente cada meta individual.

4.       Faça um cronograma

Seja em Excel, Word ou papéis em sua parede, prepare um calendário visual para os próximos 12 meses. Encha-o com feriados, observações e datas importantes para o seu negócio. A partir deste esqueleto, é possível desenvolver e incorporar datas-limite para a conclusão de ambos os objetivos gerais e as medidas específicas necessárias para alcançá-los.

5.       Priorize, delegue e execute

Se você tem 20 pessoas ou duas que trabalha para o seu negócio online, determine um ponto de partida, delegue tarefas e comece a aplicar a sua estratégia.

Esses passos citados são muito importantes para você pelo menos começar a descrever o seu plano de negócios. Os complementos que vêm depois vão aprimorar suas estratégias.

Continue acompanhando o blog da Comunicas e aprenda muitas outras dicas para alavancar o seu negócio na web.

Comentários