Atualmente, vivemos em uma época de choque conteúdo. Há muito conteúdo produzido todos os dias (a cada hora e a cada minuto) que a atenção do consumidor passa a ser escassa. Você está competindo contra todos os que vendem produtos e serviços semelhantes, mas você também está competindo contra todos os que produzem conteúdos de qualquer tipo.

Assim, o que você pode fazer para o marketing de conteúdo da sua empresa se destacar?

1.       Envolvimento

Oferecer conteúdo baseado em texto é passivo. Os slides, por exemplo, exigem que você aperte o botão “Next” para avançar através de uma história. Já os vídeos podem ser vistos em grupo, promovendo a discussão e interação. Mas, ao oferecer conteúdos interativos, que promovem a participação do usuário, você está estimulando o envolvimento.

2.       Recompensa

O conteúdo interativo, muitas vezes, abrange uma recompensa para seus usuários após a conclusão, o que torna o conteúdo envolvente, como um jogo. Um dos desafios mais difíceis para os profissionais de marketing de conteúdo é manter a atenção do leitor. O seu conteúdo interativo deve focar nos usuários e manter um ciclo de engajamento, que dura do começo ao fim.

3.       Maior retenção

O marketing de conteúdo tem como objetivo alcançar os compradores na fase de sensibilização, diferenciar a sua marca na fase da consideração e fazer a sua empresa ser vencedora na etapa de seleção. O conteúdo interativo funciona claramente na fase de consciência – ele agarra e prende a atenção do usuário.

Mas, conteúdo interativo também trabalha na fase consideração. Por quê? Porque deixa uma boa impressão. Por exemplo, se um usuário está interessado nos produtos A, B, C e D, um teste viria à sua mente. Nesse momento, se ele aproveitou o tempo para interagir (fazer um teste) com você, o termo “abandono” raramente se aplicará.

4.       Experiências multidimensionais

Há muitas maneiras de apresentar um documento técnico ou e-book, mas projetar conteúdo interativo é semelhante a criação de um aplicativo móvel, ou um pedaço de software web.

Além disso, o conteúdo interativo tem a capacidade de incorporar uma mistura de conteúdo multimídia: vídeos, apresentações de slides, animações, áudio e muito mais. Você deve considerar a “experiência de interação” combinada com multimídia focada nos usuários.

5.       Aceleração do ciclo de vendas

É ótimo que 200 pessoas tenham baixado o seu e-book ou qualquer outro conteúdo da sua empresa, mas quantas delas realmente os leram? Você não faz ideia. Quando você não pode medir e quantificar o consumo do seu conteúdo, é um desafio tanto para o marketing quanto para as vendas decifrarem as perspectivas.

Com o conteúdo interativo, no entanto, todas as interações podem ser medidas e registadas. Se você criar um aplicativo como “Adivinha o que ganhou?”, Você pode gravar como cada participante responde a cada pergunta. Você poderia projetar o conteúdo para descobrir como o usuário interage, o seu método preferido de comunicação, ou outros dados relevantes.

 

Conclusão

Daqui para frente, o marketing de conteúdo terá menos palavras e mais experiências holísticas que você cria para o consumidor do seu conteúdo. N medida em que o conteúdo interativo se torna mais comum, os consumidores esperam experiências ativas poderosos da sua marca.

Para saber mais sobre como a sua marca pode sair na frende da concorrência da Internet, com conteúdos criativos e dinâmicos, entre em contato com a Comunicas. Nossa equipe de profissionais trabalha para ajudar sua empresa a alcançar o sucesso em seu setor por meio de estratégias inovadoras.

Comentários