O Google irá adicionar um botão “Comprar agora” em seus resultados de busca, permitindo aos usuários comprar produtos muito mais facilmente. Os botões vão acompanhar resultados patrocinados de pesquisa com uma descrição “Loja no Google”, e os botões não serão colocados sob os resultados não patrocinados. Uma vez que um usuário clica no botão, ele será levado a uma página separada do Google para o produto. Uma vez lá, as opções para informações como o tamanho e a cor ficarão disponíveis, e o usuário será capaz de finalizar sua compra.

Claro, isso não será o próprio Google vendendo os produtos, mas sim agindo como uma saída para os comerciantes venderem seus produtos. Não está claro exatamente quais as empresas serão incluídas no lançamento do novo recurso, no entanto, rumores sugerem que a Macy’s vai estar entre as primeiras. O botão será mostrado a apenas uma pequena porcentagem de usuários, e só no celular, pelo menos no início.

O movimento certamente vai transformar o Google em uma empresa que desempenha um papel direto na compra de itens, ao invés de simplesmente um lugar onde os usuários podem ser direcionados para outros lugares para comprar. O Google será essencialmente uma “loja de frente” para as lojas online.

Isso não é necessariamente algo que os comerciantes querem. Muitos têm manifestado preocupação de que a mudança poderia enfraquecer a sua relação com os consumidores. A fim de garantir que este não é o caso, o Google irá também permitir que os consumidores sejam direcionados para sites dos comerciantes, e também permitir que os comerciantes marquem as páginas do Google usadas ​​para vender itens. Não só isso, mas o Google também vai permitir que as lojas online recomendem outros itens para os consumidores.

E você, o que acha dessa nova medida do Google? Acredita que pode beneficiar ou prejudicar o e-commerce?

Comentários