Por alguma razão, muitas empresas acreditam que o marketing termina quando uma perspectiva torna-se um cliente. No entanto, isso não deve ser a regra. O marketing para clientes em potencial é uma série de ações que a empresa realiza para ganhar a confiança dos clientes e mostrar-lhes o valor da empresa. Então, por que você iria parar de fazer isso depois de eles terem confiado em seu negócio?

Na verdade, o marketing deve aumentar em termos de qualidade, uma vez que o cliente está firme na sua empresa. A razão para isso é criar “evangelistas” da marca, ou clientes que amam o seu produto tanto que discutam isso com todos.

O funil invertido

Quase todo mundo já viu um funil de vendas. É uma representação que mostra lotes de ligações que chegam ao topo e um número menor de clientes escorrendo para fora no fundo.

Funil de vendas

Mas onde é que esses clientes vão, uma vez que escorrem para fora do fundo do funil? A maioria das empresas simplesmente os coloca em uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente e, ocasionalmente, enviam-lhes um boletim informativo ou tentam resgatá-los quando as vendas estão fracas. Este não é o caminho a percorrer.

Deve também haver um funil invertido que seja tão crítico quanto o funil de vendas: O funil do cliente alimentando. Este funil concentra-se em nutrir seus clientes como evangelistas da marca. Quando feito corretamente, este funil pode realmente gerar mais receita – e receitas de maior qualidade – do que o funil de vendas tradicional.

Algumas ferramentas para fazer isso:

E-Books: Estes podem ser compartilhados via e-mail com a sua base de clientes existente e percorrer um longo caminho na construção do relacionamento com eles.

Webinários: São uma das melhores ferramentas para cativar a sua base de clientes. Os webinários não só conseguem dar uma cara para a empresa, mas você está compartilhando com os clientes informações valiosas e lhes permite interagir com você.

Chats sociais: Permitem que os prospects e clientes façam perguntas via mídia social, e isso é uma ótima maneira de gerar leads e cultivar a sua base de clientes. Você pode fazer isso no Twitter, dizendo que todos podem usar uma determinada hashtag quando forem fazer uma pergunta. No Facebook e LinkedIn, isso pode ser realizado com comentários e mensagens.

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