Você passa horas escrevendo, reescrevendo, editando e ajustando seus conteúdos. Depois, publica e espera… Se você é como a maioria dos leigos, você fica esperando por algum sinal de que o seu conteúdo realmente valeu a pena tanto trabalho. Infelizmente, porém, a maioria das pessoas sofre de dois grandes obstáculos quando se trata de compreender se os seus esforços de conteúdo estão dando resultado:

1. Elas não têm infraestrutura para medir os dados corretos.

2. Elas não sabem quais seriam os dados reais do resultado.

Como qualquer aspecto do marketing, o seu conteúdo deve ter definidos os objetivos que se alinham com os alvos da organização. Uma vez que eles são claros, definir as suas “métricas de sucesso” e avaliar o desempenho do conteúdo torna-se menos difícil, desde que você tenha as ferramentas certas no lugar certo.

Uma vez que as metas dependem em grande parte dos objetivos globais de marketing e organizacionais do negócio, elas variam. O negócio é pequeno, médio ou uma grande empresa? É uma empresa de materiais de construção ou um e-commerce de vestuário? A organização está em seu estágio inicial ou já é uma empresa madura?

O marketing de conteúdo é uma iniciativa de longo prazo que requer que você tome decisões informadas em todas as fases do processo. É por isso que é importante entender como “ler os sinais”, para orientar o seu marketing de conteúdo na direção certa. Mas, como qualquer outra coisa, a clareza de propósito está no centro da questão. Então, comece a articular seus objetivos e, em seguida, trabalhe todo o resto.

E você, como tem trabalhado e medido seu conteúdo de marketing?

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