O Facebook vai agora permitir e-mails criptografados por PGP em seus perfis a partir desta segunda-feira (1º). Essas chaves podem ser usadas para embaralhar dados e mensagens, como e-mails. Assim, somente o destinatário pode decodificá-las e ter acesso ao que foi transmitido O recurso afetará os atuais e-mails padrão de manutenção de conta do Facebook, alertando os usuários para mensagens privadas, alterações de senha e outras notificações de conta.

Uma vez que algumas dessas notificações podem envolver uma conta vulnerável, a criptografia vai garantir que ninguém possa ler o conteúdo das mensagens sem a chave. A chave cadastrada fica disponível no perfil do usuário e o acesso a ela pode ser controlado como qualquer outra informação na página.

Os usuários que quiserem receber os e-mails de forma criptografada podem fazer upload de uma chave pública na seção Informações de Contato da página Sobre. O Facebook também exibirá a impressão digital PGP como parte de suas informações de contato, no caso de alguém desejar enviar mensagens criptografadas.

O novo recurso do Facebook é particularmente útil em conjunto com o site Tor, que a empresa lançou em outubro do ano passado. Juntos, eles fornecem uma maneira eficaz de usar o Facebook sem revelar a identidade, uma vez que o Tor que também utiliza a criptografia nas comunicações.

Em um post de blog oficial, o Facebook disse: “É muito importante para nós que as pessoas que usam o Facebook se sintam seguras e possam confiar que sua conexão conosco é segura; é por isso que executamos conexões HTTPS em nosso site e oferecemos um site na rede Tor para pessoas que querem desfrutar de garantias de segurança além dos oferecidos pelo HTTPS”.

Criptografia no Facebook

O Facebook vem adotando criptografia de diferentes formas em seus produtos. O seu aplicativo de comunicação WhatsApp, por exemplo, embaralha mensagens de alguns usuários de Android como experimento.

Continue acompanhando o blog da Comunicas e fique por dentro das melhores notícias do mundo digital.

Comentários