O Google e o Facebook já são rivais ferozes de anúncios, mas essa disputa está pesando para o lado do Facebook, agora que a empresa disponibiliza para buscas 2 trilhões de posts públicos do seu site.

O Google e o Facebook já estão duelando na relevância por anúncios e clientes empresariais. Mas, agora, o Facebook está melhorando seu índice de pesquisa.

Em um post de blog, o Facebook disse que está atualizando sua pesquisa em seus aplicativos iOS, Android e desktop. A ideia é que os usuários do Facebook sejam capazes de ver o que as pessoas estão falando em suas postagens públicas.
iphone - facebook

A atualização do Facebook inclui melhores sugestões de pesquisa, resultados com posts públicos e as conversas de amigos. O gigante da rede social está claramente buscando por um maior engajamento em posts públicos. A empresa disse:

Com um simples toque, você pode encontrar mensagens públicas sobre um link e consultar citações populares e frases. Esse recurso é um primeiro passo – estamos ansiosos para as pessoas o usarem e nos dar um feedback para que possamos torná-lo ainda melhor.

Esta referência parece ser uma “assassina” para o Twitter. Mas a certeza de que o Google é um alvo é óbvia.

Quais as principais lições que aprendemos com isso?

  • As pessoas (sejam marcas ou usuários comuns) devem estar mais conscientes do que postam publicamente. Os posts públicos do Facebook estarão abertos a todos para serem pesquisados.
  • Claramente o jogo do Facebook aqui é usar a pesquisa social como um local mais relevante à informação do que a abordagem do Google.
  • A publicidade de pesquisa em busca de Facebook é provável que siga tendo em conta os 1,5 mil milhões de buscas por dia que o site já possui.

 

E então, acredita que a sua marca possa se beneficiar nesse novo sistema de busca do Facebook?

Comentários