As empresas que medem o sucesso somente pelo número de pessoas que curtem a sua página no Facebook vão começar a enfrentar uma decepção na próxima semana. A rede social disse na última quinta-feira que começará a remover contas inativas de sua rede a partir desta semana, e alertou aos donos de páginas que a ferramenta de “lavagem” pode resultar em diminuição de likes nas contas.

As contas a serem removidas incluem aquelas que foram voluntariamente desativadas por usuários, bem como as que pertencem a usuários falecidos. A rede social já elimina contas desativadas e de falecidos quando se trata de likes e comentários em páginas individuais, por isso, parte da razão para a limpeza é a consistência em toda a rede.

Mas, o processo também tem aplicações de negócio, porque, como Facebook disse, empresas de dados de audiência usam a página para entender com o que seus seguidores se preocupam. Ao remover contas desativadas, bem como as pertencentes a falecidos, o Facebook dá às empresas “novas perspectivas” de seguidores ativos em suas páginas.

A rede social disse que as empresas também serão capazes de fazer um melhor uso da ferramenta personalizada de audiências do Facebook, o que lhes permite criar uma “audiência sósia”, encontrando pessoas no Facebook que são semelhantes às que já seguem a página da empresa. Em outras palavras, algumas empresas podem perder alguns likes, mas elas também podem ganhar uma forma mais precisa para monitorar seus clientes.

E você, o que acha dessa nova medida do Facebook? Acredita que as páginas podem ser prejudicadas de alguma forma com essa ferramenta de limpeza? Deixe um comentário.

Continue acompanhando o blog da Comunicas e fique por dentro das melhores novidades sobre o Facebook e mundo digital. Receba também dicas especiais para melhorar o desempenho do seu negócio na Internet.

Comentários