Em meados de maio, o Foursquare decidiu dividir-se em dois. A primeira metade é o Swarm, um aplicativo que permite encontrar amigos próximos e fazer check-in. A segunda metade é o próximo Foursquare 8.0, uma reformulação completa do aplicativo existente da empresa, que até agora tem sido mantida em segredo. Nas palavras do CEO Dennis Crowley, o novo Foursquare é o aplicativo que ele sempre quis construir – um app de exploração desimpedida dos check-ins, que anteriormente era o foco.

Mudança no logotipo

O novo Foursquare troca a cor verde e azul, marca registrada do serviço, por uma para rosa, e o refez seu logotipo como uma bandeira vibrante em “F”. O novo formato do Foursquare é ousado e adulto, em vez de um doodle brincalhão. A empresa não se parece nada como antes, e esse é o ponto. Lutar contra os preconceitos do mundo sobre a empresa aparentemente é tão importante quanto lutar contra o Yelp e o Google.

Personalização é o foco

“A história de check-in tem dominado a marca e a experiência do usuário”, diz Crowley. “Nós ouvimos as pessoas dizerem ‘eu não tinha ideia de que eu poderia usar este aplicativo para procurar lugares’. Então, o novo Foursquare coloca na frente a personalização. Cada pedaço do novo aplicativo é personalizado só para o usuário, como seus alimentos favoritos atendidos em locais próximos.

Crowley chama isso de recomendações hipercontextuais, um tema que tem se tornado cada vez mais importante dentro da empresa nos últimos anos. Crowley repete uma e outra vez que o Foursquare deve ajudá-lo a ver através das paredes e encontrar os melhores lugares instantaneamente em uma cidade do outro lado do mundo.

O Foursquare espera que seu novo projeto faça os pontos fortes do serviço mais óbvios, e proporcione mais espaço para a experimentação. “A versão existente do Foursquare não tinha espaço suficiente para flexionar todas as coisas que queríamos fazer”, diz Crowley. O Foursquare também está provocando algumas características de seu novo aplicativo, um dos quais é um módulo com estilo mais popular, que permite aos usuários verem o que nas proximidades é tendência agora.

Nas próximas semanas, o Foursquare planeja colocar todos os seus usuários no Swarm, antes de remover completamente o check-in a partir do app de uma vez por todas. Outra grande mudança é que o Foursquare e o Swarm, em breve, incluirão duas listas de amigos separados. O Foursquare vai deixar você seguir as pessoas e formadores de opinião que você gosta, enquanto o Swarm vai deixar você escolher com quem você quer compartilhar sua localização geral, com, o que é provável, um grupo muito menor. Esta distinção exemplifica perfeitamente por que Foursquare lutou como um aplicativo que contém dois utilitários muitas vezes separados.

 

Hoje, Foursquare está recebendo um novo começo, o que ele sempre quis – uma chance de ter um olhar diferente, e uma oportunidade para assumir não um, mas dois novos e importantes papéis na vida das pessoas. A empresa está apostando que, com os seus dois novos aplicativos, as pessoas vão finalmente entender exatamente o que é e para quê serve o Foursquare.

 

O Foursquare está mudando, mas e a sua empresa, está acompanhando essas novidades e se adaptando? Trabalhar o geomarketing nunca foi tão importante quanto agora. A Comunicas trabalha para tomar decisões estratégicas para o seu negócio usando uma análise geográfica. O geomarketing está evoluindo muito, e se tornando fundamental para a tomada de decisões de várias empresas. Tudo isso acontece em função do aumento da competitividade e do preenchimento dos espaços mercadológicos, e o seu negócio deve estar preparado e inserido nesse meio.

 

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