Toda empresa precisa de um plano de marketing, assim como ela precisa de um plano de negócios. Ele deve incluir suas ações, mercados-alvo e posicionamento da empresa no mercado, além de um mix de marketing que você pretende usar para atingir seus objetivos.

Se você tem uma pequena empresa, veja os principais pontos que você deve considerar no seu plano de marketing:

Análise da situação

Essa seção inclui uma visão geral de sua situação tal como ela está hoje, para fornecer uma referência útil para você se adaptar e refinar seu plano nos próximos meses. Comece com uma breve descrição do seu produto ou serviço atual, as vantagens comerciais e os desafios que enfrenta, e uma análise das ameaças representadas por seus concorrentes. Descreva todas as forças externas que afetam o seu negócio.

Público-alvo

Se você está no mercado para os consumidores, escreva um perfil do seu público-alvo com base em dados demográficos, incluindo idade, sexo e outras características importantes. O marketing B2B deve listar seu público-alvo por categoria (como advogados, médicos, centros comerciais) e incluir quaisquer critérios de qualificação para cada um.

Metas

Em uma página ou menos, liste os objetivos de marketing da sua empresa para o próximo ano. A chave é fazer com que suas metas sejam realistas e mensuráveis ​​para que você possa facilmente avaliar o seu desempenho. “Aumentar as vendas” é um exemplo de uma meta ineficaz. “Aumentar as vendas em 10% no primeiro trimestre” é uma boa meta.

Estratégias e táticas

Esta seção compõe a maior parte do seu plano, e você deve ter uma visão geral de suas estratégias de marketing e listar cada uma das táticas correspondentes para emprega-las e executá-las. Se um de seus objetivos é aumentar as vendas em três estados em 20%, por exemplo, você deve desenvolver uma estratégia que inclui fazer uma oferta especial a cada mês para este grupo perspectivo, e uma de suas táticas é o envio de e-mails mensais.

Quais táticas você usa atualmente no seu plano de marketing e que têm dado certo? Compartilhe conosco nos comentários.

 

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